Confira neste artigo quais são as principais diferenças entre uma empresa de serviços de lava-rápido e uma empresa de serviços de estética automotiva
Eu costumo receber clientes novos todos os dias no espaço Wurlken Car Detail e é sempre um prazer conversar com todos eles, trocar ideias e esclarecer dúvidas. Um assunto que vira e mexe entra no hall de conversas é sobre qual a diferença entre um lava-rápido e uma estética automotiva. Aliás, trata-se de uma dúvida comum entre muitos clientes.
Para explicar a diferença, eu costumo recorrer a uma comparação muito simples. Pense no mercado de restaurantes. De um lado você tem o fast-food, a exemplo de Burger King e McDonald's, e de outro lado você tem o a la carte, a exemplo dos restaurantes Origem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca em Salvador, e A Casa do Porco, dos chefs Janaina e Jefferson Rueda em São Paulo.
Como sabemos, o fast-food oferece uma solução de comida rápida. Já o a la carte, oferece um cardápio de pratos mais bem elaborados e feitos na hora. Se você está com o tempo corrido, com a agenda lotada de compromissos, é natural que opte pelo fast-food que te entregará uma solução de montagem rápida. No entanto, se você dispõe de tempo e deseja apreciar algo diferenciado, como um prato mediterrâneo, por exemplo, e, concomitantemente, viver uma experiência única, o a la carte, sem dúvida alguma, será a tua melhor escolha.
Ou seja, cada segmento de restaurante tem a sua devida importância e atende às necessidades específicas dos seus respectivos públicos. O mesmo ocorre com o mercado de cuidados automotivos. O lava-rápido ou lava a jato atende aquele cliente que precisa apenas de uma uma lavagem rápida, sem se preocupar muito com os detalhes. Já a estética automotiva atenderá muito bem ao cliente que busca algo mais.
Nos lava-rápidos as lavagens são muito conhecidas como lavagem simples ou lavagem rotativa, também ideal para frotas de empresas. Por serem lavagens rápidas e mais baratas, é muito comum a utilização de equipamentos limitados e produtos de menor qualidade, justamente para reduzir os custos e manter os preços mais em conta.
Por outro lado, as estéticas automotivas não economizam em recursos. Os equipamentos são mais robustos e os produtos de melhor qualidade. Evidentemente, os preços cobrados pelos serviços são mais elevados que os dos lava-rápidos. O grande desafio das estéticas automotivas é fazer com que os seus clientes percebam o valor agregado em cada serviço prestado.
Uma coisa importante a saber, é que os serviços prestados pelos lava-rápidos não são necessariamente de baixa qualidade. Há no mercado diversas empresas que prestam bons serviços de lavagem rápida, assim como há, infelizmente, outras que deixam a desejar e o mesmo ocorre no segmento de estética automotiva.
Eu sempre oriento que as pessoas, ao deixarem os seus carros e motocicletas no lava-rápido, observem alguns pontos muito simples. O profissional utiliza baldes com separadores de partículas? Tem um balde específico para a água com shampoo e outro para o enxague da luva? Que tipo de esponja ou produto é utilizado?
O caminho mais simples é evitar as empresas que usam de Solupan, que é um desengraxante alcalino cáustico e, portanto, nocivo à lataria e demais materiais do automóvel, bem como esponjas de colchão e detergente lava-louças que só serve mesmo para lavar louças e não carros.
E não é porque é lava-rápido que o veiculo deve ser lavado rapidamente de qualquer maneira. Mesmo em lava-rápidos, a lavagem deve ter o mínimo de cuidado. Afinal, é o patrimônio do cliente, muitas vezes conquistado com muito esforço e sacrifícios, que está em jogo. Ao meu ver, independente de ser lava-rápido ou estética automotiva, todo carro ou motocicleta deve ser cuidado de forma zelosa.
O grande problema que eu percebo no segmento de lavagem rápida, especialmente em Salvador, a minha cidade amada, é que muitos lava-rápidos pecam por cobrar muito barato e, portanto, acabam oferecendo uma lavagem feita de forma inadequada e com produtos duvidosos que, ao invés de limpar e preservar os veículos, geram danos muitas vezes irreparáveis.
A boa notícia é que há sim lava-rápidos conscientes dos cuidados que devem ter e que buscam, constantemente, por conhecimento e qualificação. Para o cliente, o desafio é encontrar bons lava-rápidos e boas estéticas automotivas. Sim, no segmento de estética automotiva também há empresas que deixam muito a desejar. Muitas vezes por falta de conhecimento mesmo, outras por falta de zelo.
O setor de cuidados automotivos vem crescendo muito no Brasil de alguns anos para cá, sobretudo com a demanda gerada durante e após a pandemia de COVID-19 por limpeza e higienização. De acordo com o SEBRAE-SC, o Brasil tem mais de 91 mil empresas que atuam na área e que prestam serviços como lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores, o que é muito bom.
O grande problema é que muitas pessoas viram no setor uma oportunidade de empreender e ganhar dinheiro sem ao menos se qualificar. Muitas delas perderam os seus empregos CLT e apostaram todas as fichas na abertura de um lava-rápido ou estética automotiva. Outras simplesmente pegaram as suas economias ou recursos de heranças e aportaram no negócio.
Muitos empreendedores me procuram para relatar sobre as suas dificuldades no mercado. Ajudei muitos homens e mulheres do setor e pude observar que os problemas eram comuns em muitos casos. Falta de conhecimento em gestão empresarial e falta de preparo operacional. Alguns fizeram bom uso das minhas orientações e conseguiram virar o jogo, mas, infelizmente, outros acabaram saindo do mercado por falta de aptidão.
Bom, eu espero ter te ajudado com este artigo. Tomara que você tenha tirado todas as tuas dúvidas sobre a diferença entre lava-rápido e estética automotiva e, caso você ainda tenha alguma dúvida ou queira aprender um pouco mais, acompanhe o nosso blog. Aqui você sempre terá conteúdos escritos com amor e honestidade sobre cuidados automotivos e higienização residencial.
A Wurlken Car Detail, costumo dizer, não é lava-rápido. É detalhamento automotivo com tecnologia alemã. Em nossos processos utilizamos produtos de marcas alemãs, polonesas, belgas, japonesas, sul-coreanas, norte-americanas e, claro, brasileiras. Aliás, por falar nisso, um dia desses uma cliente me indagou por que utilizamos produtos de outras nacionalidades, sendo que a nossa tecnologia é alemã.
O fato é que a tecnologia da Wurlken Car Detail é sim alemã, ou seja, a nossa metodologia e processos internos são fundamentados na cultura e no jeito germânico de tratar automóveis. No entanto, esse é um assunto para outro artigo que em breve escreverei e postarei aqui.
O detalhamento automotivo é o nível mais elevado no mercado de cuidados automotivos, pois está acima dos lava-rápidos e das estéticas automotivas. São serviços feitos de forma minuciosa e que envolvem processos de limpeza, descontaminação, restauração e proteção de alto nível com o intuito de preservar e aumentar o valor de mercado dos automóveis.
Caso você queira nos visitar, seja para detalharmos o seu carro ou mesmo para somente tomar um café comigo e minha equipe, a Wurlken Car Detail fica na Avenida Araújo Pinho, 324, subsolo do supermercado Bompreço, bairro do Canela em Salvador, Bahia. Ficaremos muito felizes e honrados com a tua visita. Muito obrigado por você reservar o teu precioso tempo à leitura deste artigo, que escrevi com muito amor e carinho, e até o próximo. Abraços!
Comentarios